Translate

terça-feira, 26 de abril de 2016

CRIANÇA, CRIONÇA (Augusto de Campos e Cid Campos)

A onça era sonsa
Sonsa de nascença
Chegava de manso
Para encher a pança
Sem pedir licença

REFRÃO
Criança , crionça
Crionça , criança


  Foi neste embalo que os alunos do 4º 01 da professora Andressa fizeram suas apresentações. Como gênero letra de canção, os mesmos usaram e abusaram na imaginação, após fazer interpretações do texto, o livro didático de língua portuguesa deste ano, da editora Apis traz uma atividade lúdica que agradou a todos. Dividimos por meio de sorteio três grupos que renderam ótimos espetáculos.

Texto e fotos por Professora Andressa Fabíola Ferreira Gomes.





quarta-feira, 20 de abril de 2016

21 de Abril feriado nacional em homenagem a Tiradentes

 







 Antes de 1822, o Brasil não era considerado um país independente. Era apenas um território que pertencia a Portugal. Sendo assim, tudo que era produzido pela colônia, como era chamado, tinha que ser enviado para lá. Os impostos pagos pela população do Brasil pelos produtos consumidos eram muito altos. Com isso, o povo vivia oprimido. Nesse contexto, nasceu Joaquim José da Silva Xavier, em São João Del Rei, em Minas Gerais, no ano de 1746. Ele desempenhou várias funções como tropeiro, minerador, fez parte do regimento militar dos Dragões de Minas Gerais e até dentista ele foi, profissão esta que lhe rendeu o nome de Tiradentes.

  Tiradentes não se conformava com a exploração vivida pelo Brasil. Ele queria que a nossa pátria fosse livre. Então, decidiu se unir a outras pessoas que tinham os mesmos objetivos, entre eles, advogados, poetas e padres, para tentar libertar o Brasil dessa situação. Devido a sua boa oratória e espírito de liderança, foi o escolhido para comandar o movimento conhecido como Inconfidência Mineira, ocorrido em 1789.

  O objetivo era fazer, no chamado dia da “derrama” (em que eram cobrados da população os impostos atrasados), um protesto, alertando as pessoas sobre o plano de libertação e em seguida prendessem o governador Visconde de Barbacena. Mas o plano não deu certo. Tiradentes foi traído por um companheiro de luta: Joaquim Silvério. Joaquim devia 700 contos ao rei de Portugal e, para ter a dívida perdoada, entrou no grupo de Tiradentes, se informou do plano e denunciou ao próprio Visconde de Barbacena.

  Trinta e quatro membros do movimento foram presos, acusados de traição à coroa portuguesa. Onze deles foram condenados à morte, mas todos tiveram as penas amenizadas, menos Tiradentes. Ele foi enforcado no dia 21 de abril de 1792, no Rio de Janeiro. Antes de morrer, Joaquim da Silva Xavier disse: "Jurei morrer pela independência do Brasil, cumpro a minha palavra! Tenho fé em Deus e peço a Ele que separe o Brasil de Portugal".

Comunicado

  Informamos que nos dias 21 e 22  de Abril de 2016 não haverá expediente na escola, sendo o dia 21 feriado nacional em homenagem a Tiradentes e o dia 22 emenda de feriado conforme determinação da GERED.


Mostra de Astronomia e Física do SESC

  Os alunos da escola Erich Gruetzmacher recebem nesta semana a visita de professores do SESC que estão expondo a Mostra de Astronomia: Observar e Experimentar.

Apresentamos instrumentos utilizados por povos antigos como egípcios, maias, tupinambás… Com o decorrer do tempo e com a chegada dos avanços tecnológicos, tais instrumentos têm ficado num segundo plano como relíquias do passado. No entanto, conservam até hoje um importante valor didático por terem sido artefatos usados durante séculos para a observação e predição de fenômenos naturais.

 
Além disso, foram fundamentais para a agricultura, para a pesca e para a medição do tempo de civilizações do mundo inteiro.
 
A mostra compreende ainda instrumentos para observação de fenômenos físicos básicos e para percepção do mundo que nos cerca.




sábado, 16 de abril de 2016

Dia da Família na Escola

  Neste sábado 16 de abril está acontecendo o Dia da família na Escola aqui na EEB Erich Gruetzmacher. Veja alguns momentos das atividades:























terça-feira, 12 de abril de 2016

Dia da Família na Escola

  No dia 16/04/2016 as escolas estaduais de Santa Catarina estarão promovendo o "DIA DA FAMÍLIA NA ESCOLA".

  Na nossa escola o evento acontecerá no sábado (16/04) a partir das 14 horas, haverá uma programação com atividades recreativas, esportivas e de socialização; as famílias poderão vir preparadas para a prática de atividades (roupa confortável e tênis, se possível). Haverá também um lanche comunitário em que a APP oferecerá suco e cada família contribuirá com um lanche, podendo ser cuca, biscoito, frutas, etc (em quantidade suficiente para a sua família).

  Não falte, será um momento de muita diversão e integração.

  Venham prestigiar!!!


sexta-feira, 8 de abril de 2016

Alimentação saudável

  Os alunos do 4º 01 e 5º 01 das professoras regentes Andressa e Jéssica estão trabalhando o tema "alimentação saudável", esse assunto que terá duração de quinze dias de atividades contínuas tem a intenção de modificar os hábitos alimentares das crianças e fazer com que percebam o que realmente faz bem ou mal à saúde.

  Na manhã da sexta-feira 07 de abril os alunos assistiram a uma reportagem com o título "muito além do peso", que fala sobre a obesidade infantil, que cresce a cada dia. No vídeo eles puderam perceber que um simples pacote de bolacha recheada possui 125 gramas de açúcar, dentre inúmeros outros exemplos.

  Acreditamos que essa reflexão auxilie no bem estar e saúde de nossos alunos.


Texto pela professora Andressa. Revisão e edição pelo professor Davi.



quinta-feira, 7 de abril de 2016

Reunião de Pais

  Realizou-se nas dependências da escola na data de 23 de abril de 2016 a primeira reunião de pais do ano letivo. Na ocasião foram abordados diversos temas de interesse mútuo, como o regimento da escola, aprovação de novos itens, discussão sobre a portaria nº16/2015 que trata da alimentação saudável, eleição da nova APP e avisos gerais. Veja imagens de alguns momentos: 








quarta-feira, 6 de abril de 2016

Trabalho com a música: “Mestre André” – Professora: Karine da Costa



Nas turmas de alfabetização é pertinente usar os textos que as crianças conhecem de memoria, pois podem possibilitar avanços em suas hipóteses a cerca da língua escrita. Esse mês as turmas do 2º ano 01 e 02 exploraram a música: “Mestre André”.
Além de poderem avançar no processo de alfabetização, explorando a letra da música, essas turmas receberam a visita do professor Fabio Alceu Kronbauer que realizou uma aula de educação musical. Os pequenos conheceram alguns instrumentos musicais e puderam montar uma banda para cantar a música    “Mestre André”.

F1: Conhecendo os instrumentos

F2: A Banda começa a ensaiar

F3: A banda toca

F4: Usando o corpo como instrumento: Ai olé, ai olé...

F5: O que tem nessa bolsa?

F6: Nossa!

F7: Vamos tocar?

F8: A alegria da música foi contagiante.